Meio Ambiente | Como salvá-lo?

meio-ambienteMuito se fala e muito se contradiz, quando o assunto é o meio ambiente e a sustentabilidade. Empresas com falsas propostas sustentáveis e que dizem prezar pela manutenção da vida no Planeta estão por aí e quem mais sofre com isso, além do próprio Planeta, somos nós.

Essa semana foi comemorado o dia do Meio Ambiente. E como sempre, todas aquelas promessas de um futuro melhor e de trazer um novo conceito de sustentabilidade. Verdade ou não, essas conversas estão (e vão) muito além de um simples ‘bate-papo’. Congressos como o Rio+20 tem que acontecer com mais frequência e trazer ao nosso, queridíssimo planeta, um “sopro de vida”.

Algumas marcas, costumam adotar uma promessa de ‘empresa sustentável’, mas sem ter, ao menos, uma medida que faça com que isso seja uma verdade. Outras adotam o perfil “Eu derrubo, mas planto”. E isso, tem que ter um fim. De que adianta plantar uma muda, em troca de uma árvore centenária. A pequena planta demorará muito tempo até crescer e ‘ocupar o mesmo espaço’ que a anterior e nesse tempo, o solo, a vegetação em volta, os animais… todos sofrem com a perda. O que seria mais justo com o Planeta, seria descobrir um método para todas as ações que agridem o meio ambiente. Com tanta tecnologia e evolução, continuarmos perdendo nosso ‘verde’, por que não fomos capazes de desenvolver algo para suprir a necessidade da  degradação do Planeta é um erro gigantesco.

sustentabilidade1

Quem sabe daqui à alguns anos o mundo não se estabiliza e volta a ser como era antes? A ambição e o poder seriam deixados de lado, assim como a destruição da Terra. Mas como o mundo gira em torno de informação e poder, por culpa do capitalismo, seria impossível acharmos uma solução (ou um meio termo) para isso. Contudo, até o mais otimista desacredita dessa teoria e aceita passivamente o que é imposto.

Com isso, será que o Meio Ambiente tem futuro?